Grandes indicações de livros de psicologia, psicanálise e psicoterapia para seu aprendizado e conhecimento. Boa leitura, Freud explica! Confira e compre online!

 

Mulheres que Correm com os Lobos - Clarissa Pinkola Estés: Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante.

 

Sim, A Psicanálise Cura! - J.D. Nasio: Um livro que mostra através de casos clínicos comoventes como um psicanalista acompanha seus pacientes até a cura.
J.-D. Nasio expõe de modo original a sua concepção e a sua prática de como conduzir uma análise. O livro foi construído em torno de 8 exemplos de seu consultório – como o Homem de Negro; Amália, a mãe violenta; e Clara, a bebê que se deixava morrer.

 

Freud 19 - Moisés e o Monoteísmo, Compêndio de Psicanálise e Outros Textos (1937-1939): Obras Completas Volume 19 - Sigmund Freud: O volume 19 das Obras completas de Freud inclui seu trabalho mais ousado e controverso, Moisés e o monoteísmo, e a notável síntese final de sua teoria, Compêndio de psicanálise, além de dois importantes textos sobre a técnica psicanalítica: “Análise terminável e interminável” e “Construções na análise”. Em Moisés e o monoteísmo, o pai da psicanálise aplica as teses antropológicas de seu livro Totem e tabu (1913) a dois grandes problemas: a formação do povo judeu e a natureza da religião judaica e do cristianismo. Segundo Freud, Moisés não era judeu, e sim egípcio, e foi responsável pela criação da identidade judaica ― uma concepção que gerou muita controvérsia. No Compêndio de psicanálise (sua última obra significativa, embora inacabada), ele faz uma abrangente síntese final da teoria psicanalítica, lançando também algumas ideias novas.

 

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso - Carol Dweck: Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

 

Inteligência Emocional - Daniel Goleman Ph.D: A tese de Goleman está baseada numa síntese original, feita a partir de pesquisas e recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. Ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação.
O livro provocou polêmica ao ser lançado nos Estados Unidos, chegando inclusive a ser capa da revista Time, e rapidamente alcançou a lista dos mais vendidos. Daniel Goleman já escreveu vários livros sobre ciência.

Confira também