Sugestões de grandes livros sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Obras que abordam sobre a relação do ser humano com a natureza.

 

Primavera Silenciosa - Rachel Carson: Produto da inquietude de Rachel Carson, "Primavera silenciosa" desafiou a sabedoria de um governo que permitia que substâncias tóxicas fossem lançadas no meio ambiente antes de saber as consequências de seu uso a longo prazo. Por meio de uma linguagem simples e usando informações a respeito das radiações atômicas, Carson descreveu como os inseticidas alteravam os processos celulares das plantas, animais e seres humanos. Um livro para saborear: não pelo lado sombrio da natureza humana, mas pela promessa de possibilidade de vida.

 

50 Grandes Ambientalistas. De Buda a Chico Mendes - Joy A. Palmer: A relação homem-natureza é uma preocupação antiga dos pensadores das mais diversas áreas, de filósofos a religiosos, passando por químicos, biólogos, geógrafos e arquitetos. Nas últimas décadas, as questões de conservação do meio ambiente vêm ganhando ainda mais espaço por conta do impacto deletério de atividades humanas que provocam degradação ambiental comprometendo os recursos naturais e o futuro da vida no planeta. 50 Grandes Ambientalistas: De Buda a Chico Mendes é uma obra única para se entender como o meio ambiente tem sido pensado ao longo dos tempos. Como personagens tão diferentes como São Francisco de Assis, Marx, Darwin, Gandhi ou Heidegger influenciaram o movimento e a história do ambientalismo? Como a morte de Chico Mendes impulsionou o avanço das conquistas ativistas na Amazônia? Ao reunir os perfis e as ideias dos principais ecologistas do século V a. C. ao XXI, este livro oferece uma fascinante visão de como a humanidade convive com a natureza, a enxerga e a pensa. Ecologistas, geógrafos, biólogos, educadores, filósofos e simpatizantes do ambientalismo, este é um livro essencial para vocês.

 

Avaliação de Impacto Ambiental - Conceitos e Métodos - Luiz Enrique Sánchez: Com novo capítulo sobre impactos cumulativos, casos recentes brasileiros e internacionais, novas ilustrações e mapas, a obra reafirma sua importância como referência indispensável para estudantes e profissionais de licenciamento e planejamento ambiental. Bibliografia renovada, mantendo as referências clássicas, glossário ampliado com novos termos e índice remissivo expandido são ferramentas importantes para que o livro seja utilizado como fonte contínua de consulta acadêmica e profissional. Combinando clareza e rigor, o texto apresenta as várias tarefas da preparação de estudos ambientais, ligando a teoria à prática. Estudos de caso enriquecem a obra, abordando empreendimentos como hidrelétricas, minerações e sistemas de transporte.

 

Sustentabilidade: A Legitimação de um Novo Valor - José Elia Da Veiga: Como definir sustentabilidade e assim possibilitar, em última análise, a prevenção de crimes contra o ambiente? São muitas as variáveis em jogo, e sempre haverá uma brecha em que se apoiar para cometer atos ilícitos. No entanto, em Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor, José Eli da Veiga afirma que a falta de uma definição clara de sustentabilidade não pode (e não deve) impedir medidas restritivas por parte do poder público. Um assunto atual de ampla discussão em vários segmentos da sociedade civil moderna.

 

Lixo - Cenários e Desafios - Maurício Waldman: Poucos problemas atuais suscitam tantas polêmicas quanto o lixo. Lixo: Cenários e Desafios, é uma contribuição em busca de soluções para repensar criativamente a questão dos resíduos sólidos e propor alternativas para um mundo sustentável. Discutindo de modo transparente os principais aspectos de um tema que interessa a todos os membros da sociedade contemporânea, a obra problematiza o tema com fluência e riqueza de detalhes simultaneamente, relacionando-o com as ciências da sociedade, inseparáveis deste debate. Publicação interdisciplinar, que passa pela geografia, história, antropologia, geologia, ciência política e sociologia, Lixo: Cenários e Desafios conta ainda com sólido subsídio técnico, fruto de experiências únicas, vivenciadas de longa data pelo autor, atendendo a expectativas que, em comum, buscam somar esforços em prol de um mundo verdadeiramente sustentável, que repense o lixo e os desafios de sua gestão.

Confira também