Sugestões dos principais livros de Matemática Financeira para seu aprendizado. Venha conferir!

 

Matemática Financeira - Edição Universitária - Alexandre Assaf Neto: Este livro foi elaborado para atender plenamente ao programa de ensino de cursos superiores em que a disciplina de Matemática Financeira é oferecida. A principal contribuição do livro é oferecer conteúdo de qualidade e atualizado, que permita um estudo mais direcionado de acordo com as necessidades e objetivos definidos pelas escolas brasileiras. Por fim, o livro é rico em exercícios propostos e resolvidos. Livro-texto para a disciplina Matemática Financeira dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção. Livro complementar para as disciplinas Engenharia Econômica, Elaboração e Análise de Projetos, Administração Financeira e Mercado de Capitais dos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Engenharia. É indicado também para cursos intensivos de treinamento e cursos de MBA. 

 

Matemática Financeira Moderna - Rodrigo Bueno: Matemática financeira moderna discute as hipóteses subjacentes à abordagem tradicional com profundidade. Com demonstrações elegantes, reinterpreta muitos dos conceitos tradicionais de forma surpreendente. Compara, por exemplo, os resultados da matemática financeira convencional aos daquela desenvolvida em tempo contínuo, mais apropriada aos modelos financeiros. Em análise de investimento, o risco de projeto é introduzido de uma maneira simples, mas importante. Inúmeros exemplos e exercícios ajudam a fixar os conceitos e ampliam o alcance do conhecimento. Exercícios complementares ausentes da literatura convencional são discutidos como, entre outras possibilidades, projetos infinitamente replicáveis, taxa interna de retorno modificada etc.

 

Curso de Administração Financeira - Alexandre Assaf Neto: Este livro apresenta conteúdo atualizado que permite fundamentar uma boa tomada de decisão financeira. O texto explica os fundamentos de Finanças Corporativas inseridas no ambiente econômico, cobrindo as decisões financeiras da empresa moderna. Além disso, aborda decisões financeiras, sustentabilidade e responsabilidade social, objetivos da empresa, mercados financeiros, formação dos juros, avaliação de ações e títulos de renda fixa, como as empresas decidem seus investimentos, estratégias e direcionadores de valor, análise do endividamento das empresas, riscos de mercado, uso de derivativos na gestão de risco, avaliação de empresas e medidas de valor, entre outros temas atuais e fundamentais das Finanças Corporativas.

 

Matemática Financeira e suas Aplicações - Alexandre Assaf Neto: Matemática financeira e suas aplicações, de Alexandre Assaf Neto, é um livro que apresenta não apenas os fundamentos teóricos da Matemática Financeira, mas também desenvolve as suas principais aplicações práticas, aliando o conhecimento teórico ao dia a dia. Nesta obra, o autor utiliza os métodos algébricos, Excel e HP 12C. Com uma grande quantidade de questões e suas respectivas respostas, essa edição traz como novidade os temas: - Operações de desconto no Brasil; - Spread Bancário; - Fluxos de Caixa Indeterminados com Crescimento.

 

Matemática Financeira Objetiva e Aplicada - Abelardo de Lima Puccini: A maioria dos livros de Matemática Financeira tende a apresentar a matéria com uma simbologia complexa, e com o desenvolvimento de fórmulas para cada situação específica, criando, assim, um mito de dificuldade para seu aprendizado. Em sua 10ª edição, este clássico do tema enfatiza o aspecto prático do assunto, apresentando os conceitos por meio de exemplos resolvidos pela calculadora HP 12C e pela planilha eletrônica Excel. Com este enfoque simples e prático, os conhecimentos adquiridos neste livro permitem a solução de problemas que envolvem o manuseio de qualquer fluxo de caixa, independentemente do grau de complexidade. Essa especificidade faz da obra referência no meio acadêmico e em concursos públicos de relevantes instituições do governo.

Confira também