Os melhores livros sobre a história da matemática contadas pelos grandes e brilhantes matemáticos. Confira as dicas! Você não deve deixar ler e de ter na sua estante.

 

O Homem que Calculava - Malba Tahan: Envolvendo matemática de forma leve cativante, O homem que calculava que vem sendo consumido com rara avidez há gerações. A matemática recreativa apresentada em O homem que calculava é, certamente, menos dolorosa que a fria e doutoral ensinada nos colégios. Malba Tahan (pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza) conseguiu realizar quase que um milagre, uma mágica: unir ciência e ficção e acertar. Seu talento e sua prodigiosa imaginação são capazes de criar personagens e situações de grande apelo popular, o que explica seu imenso sucesso. O homem que calculava é uma oportunidade para os aficionados dos algarismos e jogos matemáticos se deliciarem com os vários capítulos lúdicos da obra. Tahan narra a história de Bereniz Samir, um viajante com o dom intuitivo da matemática, manejando os números com a facilidade de um ilusionista. Problemas aparentemente sem solução tornam-se de uma transparente simplicidade quando expostos a ele. Gráficos facilitam ainda mais a leitura do livro. Uma pequena obra-prima da literatura infanto-juvenil.

 

Em Busca do Infinito: Uma História da Matemática dos Primeiros números à Teoria do Caos - Ian Stewart: Dos primeiros símbolos numéricos da Mesopotâmia aos grandes problemas ainda insolúveis que desafiam a mente dos maiores cientistas de nosso tempo, o brilhante e aclamado professor Ian Stewart oferece uma história da matemática esclarecedora e extremamente simples de ler. Com mais de 100 ilustrações, Em busca do infinito desmistifica as ideias essenciais da matemática, explicando um tema fundamental de cada vez. Entre diagramas, fotos e pinturas - além de quadros destacando o que cada descoberta fez por sua época e também suas aplicações hoje em dia -, Stewart revela a natureza fascinante desta ciência e sua presença em todos os aspectos de nossa vida. "Ian Stewart dispensa apresentações. Ele é, possivelmente, o mais bem-sucedido autor de divulgação científica da atualidade. A qualidade de sua narrativa consegue tornar acessíveis assuntos que seriam, em princípio, áridos." Samuel Jurkiewicz - Professor da Coppe / UFRJ.

 

O Último Teorema de Fermat - Simon Singh e Jorge Luiz Calife: A história do enigma que confundiu as mais brilhantes mentes do mundo durante 358 anos em formato de bolso. Um dos enigmas matemáticos mais instigantes do mundo, o Último Teorema de Fermat, como ficou conhecido, foi desvendado em 1993 por Andrew Wiles, professor da Universidade de Princeton. Muitos pesquisadores devotaram suas vidas para revelar o enigma por quase quatro séculos de estudos, tentativas e, principalmente, persistência. Este livro relata a busca épica pela resolução do maior problema matemático de todos os tempos, um misto de ciência, obsessão e drama.

 

A Equação que Ninguém Sabia Resolver - Mario Livio: Durante séculos uma equação atormentou os mais brilhantes matemáticos do mundo, que não conseguiam decifrá-la. A tarefa parecia impossível, até que dois jovens prodígios, separadamente, descobriram que ela não poderia ser resolvida pelos métodos tradicionais e revolucionaram a história da matemática. Eles eram o francês Évariste Galois (1811-32) e o norueguês Niels Henrik Abel (1802-29). Além da genialidade, a trajetória dos dois teve outro ponto em comum: ambos morreram jovens, de maneira trágica.Abel foi condenado à morte pela pobreza, morrendo de tuberculose aos 26 anos. Não menos terrível foi a vida de Galois.

 

50 Ideias da Matemática Que Você Precisa Conhecer - Tony Crilly: Para entender e se encantar com a matemática. Quem inventou o zero? Por que há 60 segundos em um minuto? Qual o tamanho do infinito? Onde é o ponto de encontro das linhas paralelas? E será que as asas de uma borboleta conseguem mesmo provocar uma tempestade no outro lado do mundo? Em 50 ideias de matemática que você precisa conhecer o professor Tony Crilly explica, em 50 ensaios claros e concisos, os conceitos matemáticos antigos e modernos, teóricos e práticos, cotidianos e esotéricos que permitem entender o mundo. Do zero e dos algarismos romanos ao último teorema de Fermat e o grande enigma da hipótese de Riemann, o pi, números primos e o infinito, esse livro conta coisas que não foram ensinadas na escola, incluindo o que o cálculo, a estatística e a álgebra realmente fazem e os usos muito reais dos números imaginários. Ao iluminar as grandes ideias da relatividade, a teoria do caos, os fractais, a genética e os hiperespaços e ao revelar o raciocínio não dito atrás do Sudoku e da revelação de códigos, loterias e apostas, administração financeira e juros compostos, esse livro é o levantamento perfeito para esse assunto, muitas vezes intimidador, mas sempre essencial. Pela primeira vez, a matemática não podia ser mais simples.

Confira também