Sugestões de livros de artes para estudar, se encantar, se apaixonar...Ler livros de arte é uma ótima maneira de aprender sobre este assunto incrível. Venha conferir!

 

Contando a Arte de Di Cavalcanti - Angela Braga-Torres: Contando a arte de Di Cavalcanti é um livro indispensável para que se possa conhecer o legado que este mestre das artes plásticas nascido no Rio de Janeiro em 1897 deixou para o campo artístico nacional e internacional, tendo se consagrado como um dos protagonistas do movimento modernista no Brasil. Concebida numa linguagem fluente, a obra é uma amostra preciosa da importância do trabalho de Di Cavalcanti no cenário cultural brasileiro desde os anos 1920. Sua leitura permite conhecer pormenores de sua trajetória desde sua infância, passando por sua formação, suas influências e por suas relações com a rede de intelectuais e artistas na qual circulou.

 

Van Gogh - A Salvação pela Pintura - Rodrigo Naves: A obra crítica de Rodrigo Naves caminha em tensão permanente entre as noções de forma e história. Seu livro A forma difícil, lançado originalmente em 1996, é um marco na interpretação da arte brasileira. A partir de leituras minuciosas das obras de Guignard, Volpi, Debret e Amilcar de Castro, Rodrigo discute a dificuldade de emancipação da forma moderna na arte brasileira. Em seus ensaios, a análise da materialidade específica de cada trabalho é sempre o ponto de partida. Não é diferente nesta poderosa interpretação da obra de Van Gogh. Atento à fatura expressiva das icônicas telas do artista holandês, Rodrigo procura entendê-las à luz da ideia de salvação, profundamente enraizada na formação protestante do pintor (seu pai era pastor de orientação calvinista e ele próprio foi pastor assistente).

 

Frida Kahlo Para Inconformistas - Allan Percy:  Os livros de Allan Percy já venderam cerca de 800 mil exemplares no Brasil. Frida Kahlo para inconformistas traça o retrato inspirador de uma artista autêntica e plural, conhecida mundialmente por seus quadros coloridos, pungentes, sofridos. Além de sua pintura poderosa, Frida deixou um legado extraordinário a mensagem de que é possível superar as limitações e transformar a própria experiência quando as circunstâncias são desfavoráveis. Neste livro, Allan Percy retrata a artista mexicana como uma mestra na arte da vida, alguém capaz de enfrentar com determinação e criatividade a dor física, as turbulências do amor e as incompreensões sociais. 

 

O Livro da Arte - Coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos - Editora Globo: O livro da arte – mais um volume da coleção best-seller As grandes ideias de todos os tempos. Parte da coleção que já vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares, O livro da arte explora os movimentos, temas e estilos da história da arte por meio de mais de duzentas obras. Das imagens pré-históricas que simbolizam a fertilidade às videoinstalações do nosso século, este é um título perfeito para a introdução ao mundo da arte.

 

Teoria da Arte: Uma Breve Introdução - Cynthia Freeland: [...] o futuro da arte oferece a fascinação dos novos meios e novos modos de acesso à velha arte. Os artistas estarão na linha de frente enquanto exploramos e expandimos nossa consciência [...]” Inclui 25 imagens. Hoje em dia, muito do que é considerado arte acaba causando estranhamento. Aqui, Cynthia Freeland, professora de filosofia da Universidade de Houston, oferece uma breve introdução e explica por que a inovação e a controvérsia são valorizadas no campo artístico, lançando mão de pensadores como Walter Benjamin, McLuhan e Baudrillard, além de exemplos fascinantes. Em sua reflexão, ela aborda beleza, cultura, dinheiro, museus, sexo, política e sangue, esclarecendo noções contemporâneas e históricas. Somos também levados a pensar sobre as mais recentes expressões artísticas digitais e as últimas pesquisas sobre como o cérebro percebe a arte.

Confira também