Uma coletânea de livros para ajudar em sua carreira de gestor hospitalar. Venha conferir!

 

Gestão de Qualidade Hospitalar - Haino Burmester: Gestão da qualidade hospitalar discute a qualidade nos serviços hospitalares sob a ótica da gestão, propondo uma abordagem integrada, sistêmica e coerente de um modelo que harmonize gestão e assistência, mediante práticas configuradas dentro de uma proposta que entenda a organização como um todo. Centramos o estudo no aspecto micro do atendimento, ou seja, aquele prestado nas unidades(hospitais, clínicas ou ambulatórios), apresentando um modelo para que essas organizações atinjam a excelência. Nesse modelo, não focamos apenas a resolução dos problemas após sua ocorrência, mas, sim, um sistema que se antecipa, que busca criar condições para que esses problemas não ocorram. Muito do que se encontra neste livro foi captado em mais de 20 anos de convivência com o programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

 

Se Disney Administrasse seu Hospital - Fred LeeTeresa Cristina Félix de Sousa, e outros.: Fred Lee reuniu sua experiência como executivo em hospitais e uma passagem pelas organizações Disney para mostrar que o atendimento atencioso e singular gera lealdade e admiração pelas empresas capazes de prestá-lo. Segundo Lee, os bons cuidados e as boas intenções nem sempre levam à percepção de um bom atendimento. Por isso, para impactar na percepção do paciente e, portanto na satisfação, as boas intenções têm que ser verbalizadas.

 

Gestão Hospitalar para uma Gestão Eficaz - Gustavo Malagón-LondoñoGabriel Pontón Laverde, e outros.: Dividida em três seções, apresenta aspectos relacionados às generalidades da gestão hospitalar, orientações para planejamento, funcionamento e monitoramento do atendimento e análise dos requisitos para assistência, docência e pesquisa. Indicada a todos os profissionais que trabalham em instituições hospitalares, esta obra fornece os instrumentos necessários para uma gestão eficiente, sendo também de grande utilidade para professores e estudantes de Administração e Gestão de Serviços de Saúde. Novidades da quarta edição •Edição revisada por profissionais renomados da área: Temas revisados e atualizados; Foco no conceito de “hospital inclusivo” integrado às necessidades da população. 

 

Gestão em Saúde -  Ana Maria Malik; Gonzalo Vecina Neto: Conhecida e respeitada por oferecer um texto sólido e abrangente, esta obra foi revisada e aprimorada para adequar seu conteúdo à realidade atual da saúde e da gestão de seus serviços, setores fortemente influenciados por mudanças políticas, econômicas e sociais. Indispensável a estudantes e gestores da área da saúde, o livro mantém a organização em cinco partes, sendo as quatro primeiras dedicadas aos temas mais relevantes sobre gestão, processos, organização e funcionamento dos serviços da assistência à saúde, e a quinta, a estudos de casos, que proporcionam ao leitor exercitar seu raciocínio crítico, avaliar situações-problema e solucioná-las. O grande diferencial desta edição está na modernização do projeto gráfico, no aperfeiçoamento das ilustrações e, especialmente, na vasta atualização do conteúdo, que, além de ter sido meticulosamente revisado, foi enriquecido com a inclusão de dois capítulos (Governança Clínica e Segurança do Paciente) e a substituição de todos os estudos de casos, que certamente despertarão novas e frutíferas discussões.

 

Gestão de custos e resultado na saúde: Hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres - Dalvio José Bertó e Rolando Beulke: Os segmentos de saúde constituem um conjunto complexo de empreendimentos, os quais, do ponto de vista gerencial, constituem unidades de negócios autônomas. Para que a gestão seja bem-sucedida, é imprescindível identificar o nível de contribuição de cada uma delas, o que implica conhecer os custos, as receitas e os resultados de dessas unidades. Gestão de custos e resultado na saúde, além de apresentar os aspectos fundamentais para o cálculo de custos nessa área, aborda, em caráter pioneiro e inédito, os recursos tecnológicos de Identificação por Rádio Frequência (RFID), aprimorando sobremaneira a coleta de dados com a máxima confiabilidade. 

Confira também