Livros são excelente fonte de informação, sugestões relacionadas a área de Logística que trazem novos conceitos e as soluções para essa área vital do comércio.
Gestão de Estoques na Cadeia Logística Integrada: Supply Chain - Hong Yuh Ching: Supply Chain Management, segundo o CLM (Council of Logistics Management), engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em identificar fornecedores, comprar, fabricar e gerenciar as atividades logísticas. Inclui também a coordenação e a colaboração entre os parceiros do canal, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços e clientes. Trata-se de uma ferramenta de administração orientada para a integração entre os principais processos de negócios que existem entre os elementos de uma cadeia logística, desde os consumidores finais até os fornecedores iniciais, em um modelo de negócio harmônico e de alto desempenho.
Logística Empresarial - Um Guia Prático de Operações Logísticas - Amarildo de Souza Nogueira: Logística empresarial chega à sua 2ª edição revista e atualizada, preservando a característica de ser guia e referência aos estudantes e profissionais da área. O livro faz uma trajetória que abrange desde os conceitos básicos e a importância da logística até os sistemas modais de transporte, passando pelos sistemas de armazenagem e discorrendo sobre a importância da TI nos processos logísticos para que as informações sejam precisas, direcionadas e bem geridas. Como novidade, o autor traz a esta edição a contextualização da logística no comércio internacional, para que o leitor possa conhecer melhor os processos de importação e exportação.
Logística Reversa: Sustentabilidade e Competividade - Paulo Roberto Leite: Atualmente, quantidades crescentes de produtos com ciclos de vida cada vez menores e com variedade capaz de satisfazer aos diferentes microssegmentos fluem para mercados de todas as partes do mundo. É crescente também a quantidade de produtos, usados ou não consumidos, que requerem a atividade da logística reversa equacionando o seu retorno. Assim, recupera-se valor de natureza econômica, de prestação de serviços e de cumprimento de legislação, garantindo posicionamento de sustentabilidade ambiental e de competitividade às empresas envolvidas e reforçando a imagem corporativa junto ao mercado. Elaborada por Paulo Roberto Leite, um dos maiores especialistas do assunto no país, este livro passou por uma criteriosa revisão do autor e reúne suas recentes pesquisas, apresentando as atualizações e os mais novos pontos de vista da logística reversa no Brasil e no mundo.
Tecnologia da Informação Aplicada à Logística - Eduardo Banzato: A diversidade de soluções em tecnologia da informação aplicada à logística, bem como as oportunidades que podem ser exploradas através da mesma, é que motivou o desenvolvimento deste livro. A visão de como as diferentes soluções existentes no mercado se interagem na otimização e racionalização do gerenciamento e execução das atividades logísticas ficam mais claras a partir do modelo de organização destas tecnologias proposto neste livro. Scm, erp, aps, mrp, mes, wms, tms, bi, rfid, entre outras tecnologias, serão apresentadas de uma forma clara e simples, em uma linguagem de fácil compreensão.
Custos Logísticos: Gestão e Aplicação Prática - Damião Limeira da Silva, Jabson Tamandaré da Cruz, e outros.: Conhecer todos os custos relacionados à comercialização de um produto permite estabelecer as melhores estratégias para se posicionar no mercado, pensando em produção, armazenagem, distribuição, precificação e controle de qualidade de uma mercadoria, além de servir como ferramenta de análise para otimizar fluxos operacionais e gerar maiores retornos financeiros. Em Custos logísticos: gestão e aplicação prática, os autores explicam de forma didática como obter os custos logísticos relacionados à comercialização de um produto, em âmbito nacional e internacional, demonstrando a aplicação de fórmulas e conceitos. Esta publicação do Senac São Paulo é dirigida a estudantes, empresários e a todos os profissionais que buscam gerir os custos de uma empresa de forma mais eficaz, a fim de tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.